Tribos Ancestrais de Portugal
O preço original era: 39,90 €.35,91 €O preço atual é: 35,91 €.
VEM CAMINHAR PELAS TERRAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS GALAICOS E LUSITANOS, LUTA PELOS CLÃS, REZA AOS DEUSES ANCESTRAIS E FALA A LÍNGUA LUSITANA
O Artbook “Tribos Ancestrais de Portugal – Warkânu” utiliza a Pintura e o 3D para recriar as tribos da Idade do Ferro que habitaram o Norte de Portugal e que são conhecidas como Galaicos e Lusitanos.
Estas tribos foram compostas por gentes de ferro que viviam em aldeias/castros no topo de grandes montanhas do norte. Tribos que reinavam e se estendiam pela região entre o rio Douro e Lima, à qual demos o nome de “Warkânu” – nome que na antiga língua Lusitana significa “o Futuro”.
Este universo que denominámos de “Warkânu”, inspirado na nossa cultura ancestral, revela um dos mais importantes legados culturais do mundo, desconhecido para a maioria das gentes.
“Este livro é um notável resultado de uma parceria de dois excelentes criadores. O domínio técnico e atenção ao detalhe, conjugado com a mestria artística da escultura digital tridimensional de Manel da Selva, estabelece em perfeita harmonia com a enorme destreza e criatividade da pintura digital de André Costa. Esta união de talentos cria um conjunto de ilustrações e desenhos excepcionais facilitando a visualização das personagens e cenários que reinterpretam a nossa história ancestral.”
Luís Felix – Artista 3D
“À medida que recuamos no tempo, o discurso histórico torna-se naturalmente mais vago e menos detalhado, como é o caso do remoto tempo dos Castros. Deste modo, a criatividade de Manel da Selva e André Costa propõe uma interpretação artística da Cultura Castreja. O resultado promete despertar a curiosidade pelo tema e ser um estímulo para a preservação deste património milenar.”
Gonçalo Cruz – Arqueólogo
“Este livro, desenvolvido pelos autores Manel da Selva e André Costa, coloca-nos perante um trabalho excepcional a nível técnico e criativo. É aqui apresentado um conjunto de valências no domínio da escultura digital e da pintura digital e um conhecimento e aplicação de saberes na construção de uma nova narrativa visual. Abordando o tema da Cultura Castreja, os autores contribuem para a descoberta desse vasto e importante património.”
Doutora Susana Jorge
“Este trabalho é o resultado da investigação e do projecto final de dois mestrandos do Mestrado em Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave que souberam de forma exemplar unir dois mundos difíceis de conciliar: o mundo dos videojogos e o mundo da arqueologia interpretativa. Neste livro os autores, André Costa e Manel da Selva, conseguiram apropriar-se dos indícios de uma cultura, fazendo da contextualização e do respeito pela investigação arqueológica dois dos seus principais elementos orientadores. Adicionando-lhes a sua criatividade e competência como artistas, através duma dramaturgia livre, os autores criaram um mundo que transporta a ficção para os lugares reais onde a história aconteceu, promovendo o laço entre a realidade material da arqueologia e a realidade onírica e lúdica das narrativas míticas que se desenvolve no mundo da cultura visual mediatizada.”
Doutor Manuel Albino
Conhecendo o abandono que o nosso precioso legado está a sofrer, surgiu a ideia de recriar este universo ancestral português de uma forma apelativa. Para esta recriação, destacam-se os seguintes livros como base científica e conceptual: “A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal”, de Armando Coelho Ferreira da Silva, “Geografia III”, de Estrabão, “A Voz dos Deuses”, de João Aguiar e “Dicionário Fenício-Português”, de Moisés Espírito Santo. Existiu também uma troca de ideias e forte apoio tanto da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, como do sociólogo Moisés Espírito Santo.
Fruto de dois anos e meio de pesquisa, bebendo de fontes científicas e com uma profunda análise de campo, foi criada uma perspectiva pessoal, com base intuitiva, sobre as tribos ancestrais de Portugal, utilizando técnicas de pintura e modelação 3D que estão expostas por todo o livro.
Geralmente a função deste estilo de livros artísticos é divulgar e promover o trabalho das equipas de desenvolvimento de videojogos e filmes. Pretende-se que o projecto não se limite ao seu objectivo habitual de promoção artística, mas que sirva também para reflorescer um velho e valioso legado de Portugal.
É importante referir que o conteúdo presente neste livro é uma recriação, que respeita e tem como garantidos os factos arqueológicos, mas que ganha liberdade criativa nos espaços desconhecidos da História.
O livro “Tribos Ancestrais de Portugal – Warkânu” está fragmentado em dois grandes capítulos – “Mundo Warkânu” e “Povo Warkânu” –, formados por ilustrações criadas em pintura e modelação 3D. Irão ser revelados povoamentos, chefes, gentes, mapas, clãs, símbolos, escrita, mitologia, rituais, edifícios, armamento, ourivesaria, métodos de caça, arte e muito mais.
Se fizermos silêncio, conseguiremos ouvir canções bárbaras numa língua feroz e a vibração de pés a pisar a terra ao ritmo de escudos ressoantes… Estamos a entrar no mundo ancestral de Warkânu!
“Tribos Ancestrais de Portugal – Warkânu” é mais do que um livro, podemos dizer que é uma viagem às raízes ancestrais de Portugal. Descobriu-se que pelo Norte de Portugal se encontra espalhada uma rede antiga de tribos (citânias), povoamentos e templos, e que a maior parte continua por escavar. Inúmeros artefactos, estruturas e tesouros ancestrais estão escondidos debaixo destas terras. Como é possível uma civilização desta dimensão não ser mais divulgada, quando devia ser um motivo de orgulho e identidade nacional Lusitana? Um dos nossos maiores motivos para desenvolver este trabalho foi fazer jus às Tribos Ancestrais de Portugal, denominadas pelos arqueólogos de “Cultura Castreja”. Através dos nossos recursos artísticos, conseguimos desenterrar as Tribos Ancestrais de Portugal, recriando as pessoas, artefactos, estruturas e ambientes destas gentes antigas. Apesar de ser uma recriação artística, contactaram-se vários profissionais de áreas diferentes de modo a termos apoio científico e artístico. Luís Felix, Gonçalo Cruz, Moisés Espírito Santo, são alguns nomes que ajudaram e inspiraram a construção deste livro. Nós, Manel da Selva e André Costa, fizemos durante cerca de meio ano uma pesquisa inicial para construir as bases deste projecto e demorámos cerca de dois anos para finalmente trazer este livro ao mundo dos vivos, reunindo então esta colecção de 92 páginas de ilustrações e saberes primitivos.
Informação adicional
Dimensões (C x L x A) | 30 × 21 cm |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.