A Via do Sátiro e o Culto Visionário do Sabat

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Austin Osman Spare era um artista e magista heterodoxo da primeira metade do séc. XX. A sua prática taumatúrgica baseava-se na arte, na magia sexual, na experiência do sonho lúcido e na meditação atavística. Influenciou, após a sua morte, Kenneth Grant e a sua OTO Tifoniana, o Movimento do Chaos Magick de Peter Carroll e o Cultus Sabbati de Andrew Chumbley. A arte, sobretudo em desenho, era uma Teurgia Prática de prospecção dos atavismos e da memória ancestral.

Gilberto Lascariz apresenta pela primeira vez, no campo de estudos feitos até agora sobre Austin Osman Spare, o significado e alcance último que teve o sonho numinoso e a magia atavística e sigílica reificada na sua obra escrita e artística. O seu mistério e a sua praxis são aqui revelados como sendo parte de uma corrente iniciática subterrânea, cujas raízes já se encontram nos magoi descritos desde Heródoto a Apuleio até aos papiros mágicos greco-egípcios e, depois, nos movimentos gnósticos medievais e no posterior culto visionário do Sabat.

«Ainda hoje, depois de muitas tentativas para reabilitar tanto o pensamento esotérico spareano do seu opaco e confuso tecido literário, como a sua Arte, que tão profundamente a impregna, as muitas obras elogiosas sobre Austin Osman Spare ainda não conseguiram tirá-lo do mundo microcéfalo das pequenas galerias, das caves e vãos de escada das livrarias de ocultismo ou das salas confinadas de pequenos e secundários museus. Spare ainda pertence, apesar de tudo, a um microcosmo de diletantes com fumos de esoterismo. Iniciemos, por isso, o serpênteo caminho gnósico através do trilho estreito da sua vida, tão estreito de acontecimentos que deixa a vantagem de não termos de nos perder no confuso entulho profano que costumam ser as biografias dos génios e que fazem as delícias imbecis do cinema e das novelas. Assim, podemos concentrar-nos no somatório das suas ideias: a Obra ao Negro da sua Ipseidade.»

Gilberto de Lascariz

Gilberto de Lascariz nasceu em Caracas, Venezuela, vindo desde muito cedo a viver em Portugal. Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Lisboa, ao mesmo tempo que seguia Língua e Cultura Sânscrita na Universidade Nova de Lisboa.

Desde muito cedo esteve envolvido em várias sociedades esotéricas de carácter rosacruciano e maçónico, tendo tomado votos na Tradição Nyngma-Pa do Budismo Tibetano.

A sua envolvência com o Wicca Tradicional a partir de 1982, associado ao seu envolvimento com a Antroposofia, despertou-o para a necessidade de desenvolver métodos meditativos e rituais que permitissem uma abordagem esotérica da Bruxaria Iniciática e Neopagã em antítese à sua superficialização New Age.

Em 1989 criou em Portugal o Coventículo TerraSerpente e lançou a Confraria Sol-Negro, uma organização artística dedicada à renovação estética das artes sob o ponto de vista do esoterismo neopagão, na sua acepção evoliana.

Foi Magister Maximus da Irmandade da Serpente da Alba e tem o Grau 33º, 66º, 90º, 95º, 97º, do Rite Ancien et Primitif de Memphis-Misraïm do Santuário Soberano e Hermético da Lusitânia e do Soberano Santuário do Brasil; Superior Desconhecido da Ordre Martiniste Operant (via Ambelain e Mauer), assim como Reau-Croix da Ordre des Chevaliers Élus Coëns de l’Univers; Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa do Grand Prieuré Indépendant et Souverain; Bispo da Ecclesia Gnóstica Apostólica e da Ecclesia Gnóstica Joanita; Baille-Ge da Tradição Franco-Haitiana da Cobra Negra e Iniciado da Cobra Vermelha (Bertiaux-Duez-Pedutti); Grau XVI da OTO-FH e High Priest Grau XVI do Club Chorozon (Bertiaux-Duez-Pedutti), além de Mestre da Fraternité Thérapeutique et Magique de la Myriam (via linhagem Henadel, Giudicelli); Graus IXº e XIº do antigo Santuário Brasileiro da Ordo Templis Orientis (Tradição Merlin IXº e XIIº, etc.).

As suas palestras nas "Conferências do Inferno", realizadas nas décadas de 1980 e 1990 no Porto, alertaram-no para a necessidade de registar em livro o seu pensamento esotérico e neopagão. Publicou os livros "Mãe Canibal", "O Culto da Bruxaria no Artista e Escritor Austin Osman Spare", "O Verbo do Arcano Luciferino em Fernando Pessoa", "Os Olhos de Lúcifer Estão Abertos - Uma Apologia Herética e Esotérica", "Tradition Betrayed - Fernando Pessoa and the Cainite Way of the Serpent" e traduziu e prefaciou o livro de Ronald Huton, "Os Xamãs da Sibéria". Em 1999 criou o Projecto Karnayna, uma organização que visava fornecer instrução esotérica na perspectiva do Neopaganismo sendo o primeiro autor a fazer workshops de Wicca em Portugal, tal como era praticado por Janet Farrar e Vivianne Crowley.

O magazine francês de cultura gótica "Elegy Ibérica" considerou-o em 2006 como sendo a figura mais importante do pensamento esotérico neopagão em Portugal.

Na Zéfiro, publicou as obras "Ritos e Mistérios Secretos do Wicca", "Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia", "Quando o Xamã Voava", "Dançando com a Morte" e "O Dragão e o Graal". É também autor do prefácio de “O Livro da Lei”, de Aleister Crowley, do posfácio de "O Chamado dos Velhos Deuses", de Nigel Jackson, e fez parte da direcção editorial de "Mandrágora - O Almanaque Pagão", tendo coordenado a edição de 2009 - sob o tema "Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia" - e de 2014 - "O Caminho Mágico do Wicca".

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 16 × 23 cm

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