Fotografia em tempo de emergência

1,00 

N/A

REF: 9789895484119 Categorias: , Etiquetas: ,

Miguel Furtado Martins nasceu em Lisboa, em setembro de 1990. Estudou e formou-se em Psicologia Forense e da Exclusão Social, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Realizou o seu estágio curricular no Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária de Lisboa (EPPJ) e o estágio profissional na ASAS – Associação para Serviços de Apoio Social, onde atualmente exerce funções.

A fotografia surge-lhe como meio privilegiado de expressar e comunicar. É na rua que encontra a inspiração, procurando registar momentos simples e espontâneos da vida quotidiana. Utiliza, maioritariamente, uma composição minimalista e uma narrativa livre.

Com dois projetos em andamento, titulados “Efemeridade – Percursos do Quotidiano” e “Regresso às Origens – Aproximação da fotografia à pintura”,viu-se, perante a pandemia, obrigado a mudar o seu dia a dia, a suspender o que tinha em preparação e a virar a sua objetiva para uma nova realidade, que trouxe o medo ao mundo e o fez parar. Confinado entre a casa e o trabalho, as circunstâncias vividas despertaram inevitavelmente o seu interesse por registar, na forma que melhor entende e pratica, o que estava a viver e a ver viver.

E ali nasceu um novo projeto, “Fotografia em Tempo de Emergência”, com o qual quis fixar e relatar, através da lente da sua câmara, a vida vivida, em tempo de emergência, no Lar residencial onde trabalha e onde vivem 63 pessoas, cuja média de idade ronda os 90 anos.

Vencedor do concurso Corona Call 2020, projeto de Sana Sanaa – Diálogos Interculturais sobre Arte, que conecta Nairóbi e Berlim, com o projeto “Fotografia em Tempo de Emergência”. Distinguido através de diversas publicações e referências, conta também com participações em exposições individuais e coletivas.

Prémios e distinções: 2020 – Projecto “Fotografia em Tempo de Emergência” distinguido por Sana Sanaa (Intercultural Dialogues on Art) com exposições para Berlim, Nairobi, Lagos, Kigali e Cidade do Cabo. Três fotografias do projecto “Fotografia em Tempo de Emergência” distinguidas pela Leica Fotografie International (LFI.GALLERY) para constar na galeria online na categoria “Portrait” e “Europe”. 2019 – Fotografia do projecto “Efemeridade – Percursos do Quotidiano” distinguida pela Leica Fotografie International (LFI.GALLERY) para constar na galeria online na categoria “Coast Line”; Finalista”Lugares Património do Centro” promovido pelo Público e Turismo Centro Portugal. 2018 – Menção honrosa pelo júri da 5º Edição do Mês da Fotografia no Barreiro. Premiado pela “ Lisbon Photography Tours” com o primeiro lugar sob o tema “Lisboa e o Tejo”. 2017 – Vencedor pela região do Alentejo do “Portugal sem Tripé” (concurso nacional promovido pela Huawei Mobile).

Exposições individuais: 2020 – Lisboa, Museu do Oriente “Fotografia em tempo de emergência”. 2019 – Lisboa, Fábrica Braço de Prata – “Efemeridade – Percursos do quotidiano”.

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 17,5 × 24,8 cm

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Fotografia em tempo de emergência”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *