O caso do camarada Tulaev

O preço original era: 19,90 €.O preço atual é: 17,91 €.

“Um dos maiores romances russos do século XX.” Nicholas Lezard in The Guardian

Aquilo que realmente surpreende quem lê hoje Victor Serge está muito para lá do enquadramento político a que muitos leitores cronologicamente mais próximos reduziam a sua obra. Aquilo que surpreende hoje é que seja possível ter escrito obras de tão enorme e inegável talento para apenas ser lido como um autor ‘político’.

Susan Sontag

Na noite gélida de Moscovo, o Camarada Tulaev, um alto funcionário governamental, é abatido a tiro em plena rua. Nesta visão panorâmica do grande terror das purgas estalinistas, a investigação policial que se segue alarga-se a todo o mundo desvendando redes inteiras de suspeitos unidos pelo simples facto de serem inocentes – pelo menos da morte em causa. Inquestionavelmente a melhor obra de ficção escrita sobre um dos momentos mais negros da história do século XX, não se limita a ser a história de um estado totalitário.

Marcado pelo profundo sentido humano do autor Victor Serge, o lendário anarquista e exilado político, é um notável clássico da Romance mundial, uma história de risco, aventura e nobreza inesperada capaz de ombrear com o melhor de Hemingway ou Malraux.

O brilhantismo deste romance é absolutamente inegável.

The Times

Uma obra embebida em misticismo; um livro que almeja o cosmos como se Serge se voltasse para a eternidade do próprio universo para evitar o absoluto desespero que via à sua volta.

Matthew Price in Bookforum

Que ninguém duvide da importância de Serge hoje. Uma voz que se ergueu contra o crime e a enorme desumanidade de um regime e que foi sendo calada por tremendas injustiças, é hoje lembrada pelo seu talento literário, ganha novo ânimo e chega a patamares onde nunca teria sido ouvida noutras eras.

Christopher Hitchens in The Atlantic Monthly

2 em stock

Victor Serge (1890-1947) foi um escritor e activista político russo, que viveu boa parte da sua vida no exílio ou na prisão.

A sua biografia é um retrato da história política da Rússia. Nascido na Bélgica, filho de pais russos pobres e anti-czaristas que se separam quando ele tinha 15 anos, começa a sustenta-se a partir de então, utilizando as muitas leituras da infância e o conhecimento de várias línguas para lhe abrirem a porta do jornalismo na Bélgica e em França, bem como da vida política. Fervoroso radical anarquista, publicou dezenas de artigos, traduziu autores russos, escreveu romances e contos, um livro de poemas e variadíssimos ensaios e obras de não-ficção sobre temas políticos e sociais. Foi ainda editor da revista anarquista francesa mais importante de então.

Devido a uma queixa infundada, foi preso com a sua namorada e vários amigos por acusação de um eventual envolvimento com um grupo anarquista. Serge foi libertado, mas alguns dos seus companheiros acabaram executados ou passaram longos períodos na prisão.

Viajou por quase toda a Europa em convulsão e pisou pela primeira vez solo russo em 1919, envolvendo-se de imediato com os bolcheviques e abandonando aos poucos as tendências anarquistas. Foi, com Trotsky e outros, grande crítico do Estalinismo. Estas posições valeram-lhe vários períodos de prisão, a apreensão e a destruição de algumas obras, a proibição de trabalhar, e, por fim, a expulsão do país. Morreu no México, em 1947, depois de vários problemas de saúde causados anos na prisão em condições sub-humanas.

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 15 × 23 cm

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “O caso do camarada Tulaev”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *